top of page
Foto do escritorBragaHabit

Abarracado em Braga pode acabar em 2026 através de parceria entre Cáritas e BragaHabit

No episódio da semana passada da rúbrica Bragahabit - 25 anos, 25 histórias, o destaque foi para a parceria entre a Cáritas Arquidiocesana de Braga e a empresa municipal de habitação.





As famílias de S. Gregório que há anos vivem em abarracado vão ser transferidas para casas modulares, que até 2026 serão instaladas num terreno adquirido pela autarquia ao Colégio de São Caetano.

A possibilidade real de mudança começou a ser desenhada em 2021, quando a problemática foi apresentada pela Cáritas Arquidiocesana de Braga à empresa municipal BragaHabit.

Perto de trinta das pessoas que vivem nestas circunstâncias são crianças acompanhadas pela Cáritas através do projeto B!Equal.


Eva Fernandes, Cáritas Arquidiocesana de Braga


Eva Ferreira, coordenadora geral da Cáritas de Braga assume que se trata de um grande projeto que prevê uma intervenção de raiz junto daquela comunidade. A mesma reitera que


A ideia começou em 2021 aquando de uma reunião de consórcio em que foi apresentada a problemática da comunidade de S. Gregório, a única que ainda vive em abarracado em Braga. A Bragahabit automaticamente aceitou o desafio, criamos uma comissão, foi feita uma candidatura e elaborado um projeto que está a andar e, portanto, acreditamos que terá resultados em breve.

Sira Lopes, Projeto B!Equal


Sira Lopes, do projeto B!Equal, da Cáritas, desenvolve um trabalho direto com aquela comunidade, de forma particular com as crianças (quase trinta) reforça que


Segue-se o trabalho com a comunidade pela qual a Cáritas tem muito carinho. Queremos mesmo que tenha condições. Neste momento tem muitas crianças e temos que pensar no futuro daquelas crianças.

B!Equal-E9G: Promove a Inclusão Social e a Igualdade de Oportunidades para Jovens Vulneráveis

Num mundo cada vez mais diverso, promover a inclusão social e combater a desigualdade são desafios cruciais. O Projeto B!Equal-E9G surge exatamente com esse propósito: fomentar a igualdade de oportunidades para crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos vulneráveis, incluindo descendentes de imigrantes e minorias étnicas, como a comunidade cigana.


Através de ações direcionadas à educação, formação, emprego e cidadania ativa, o projeto visa reduzir a exclusão social, o insucesso escolar e o abandono precoce, bem como combater a desocupação e comportamentos desviantes, contribuindo para quebrar barreiras e preconceitos que frequentemente marginalizam esses jovens.


Além disso, o projeto também combate preconceitos e estigmas sociais, especialmente em relação a comunidades marginalizadas, promovendo a aceitação da diversidade e construindo pontes de entendimento entre diferentes culturas.


O B!Equal-E9G não se limita a resolver problemas imediatos, mas visa criar impacto a longo prazo. No seu cerne está a promoção da igualdade de oportunidades, garantindo que, independentemente de sua origem ou contexto socioeconómico, cada jovem desenvolva o seu potencial e contribua ativamente para a sociedade.


Ao fomentar a educação, o emprego e a cidadania ativa, o projeto contribui para uma comunidade mais inclusiva e coesa, onde as diferenças são respeitadas e celebradas, e onde todos têm a oportunidade de prosperar.


O Público-Alvo do B!Equal-E9G

O B!Equal-E9G foca-se em crianças e jovens com idades dos 6 aos 25 anos, particularmente aqueles pertencentes à comunidade cigana e descendentes de imigrantes, que vivem em zonas socioeconomicamente desfavorecidas. O projeto responde a necessidades de residentes, especificamente, das freguesias de Maximinos, Sé, Cividade, Monte de São Gregório e Ferreiros, onde as questões de exclusão e desigualdade são mais evidentes.


Programa 1º Direito e BragaHabit


Recorde-se que o município de Braga avançou este ano para a compra do terreno onde serão instaladas as dez casas modulares. O investimento ronda o milhão e trezentos mil euros e o apoio do 1º Direito será uma mais-valia para estas famílias que vivem sem condições mínimas.


Saiba mais sobre este projeto de parceria entre a Cáritas e a BragaHabit no podcast nº17.





8 visualizações

Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page