Carlos Videira, Administrador Executivo da BragaHabit, foi um dos oradores da mesa-redonda "Inovação Social em Contexto Educativo", realizada no dia 13 de novembro de 2024, no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos. O evento integrou o programa do RUN Innovation Day, uma iniciativa anual promovida no âmbito da Semana Europeia da Ciência.
Durante a sua intervenção, Carlos Videira apresentou boas práticas do Human Power Hub, o centro de inovação social da BragaHabit, reconhecido pela sua abordagem colaborativa entre escolas e organizações do setor social. Videira destacou o impacto da inovação social na transformação de contextos educativos, oferecendo soluções concretas para desafios da educação formal e não formal.
A mesa-redonda, moderada por Pedro Melo, Pró-Presidente do IPCA, reuniu outros participantes de destaque, como Sara Cruz, Diretora do Mestrado em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM do IPCA; Marta Maciel, Chefe de Divisão de Educação da Câmara Municipal de Barcelos; Andreia Miranda, Coordenadora Nacional da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa; e Cristiana Almeida e Filipe Correia, professores da Escola Básica da Ponte.
Run Innovaton Day
O evento, que teve lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, teve como atividade central uma mesa-redonda sobre a “Inovação Social em Contexto Educativo”, que reuniu representantes da academia, do município, de organizações ligadas à promoção do empreendedorismo e da inovação social, escolas e entidades do setor social.
O principal objetivo foi promover a discussão sobre a inovação social em contexto educativo, nomeadamente no que respeita a tendências recentes, boas práticas, desafios, oportunidades, ou benefícios da colaboração entre diferentes atores para a implementação de projetos de inovação neste contexto.
Durante a sessão foi, ainda, lançado oficialmente o programa IPCA FILS – Future Innovators Lab, uma ação integrada também na Aliança Europeia RUN-EU, que resulta de uma parceria entre o IPCA e a Câmara Municipal de Barcelos.
No final do evento, houve um momento informal de networking, para que os diferentes intervenientes e participantes (professores, gestores escolares, investigadores, estudantes, representantes de organizações sociais, empreendedores, e demais interessados na temática) pudessem trocar ideias e estabelecer contactos para ações e projetos futuros.
O RUN Innovation Day, focado este ano na "Inovação Social Aplicada aos Contextos Educativos", promoveu a partilha de experiências e reflexões entre investigadores, professores, empreendedores e outros agentes regionais, reforçando o papel da inovação social como pilar estratégico de desenvolvimento regional e educativo.
Comments