A exibição do filme que retrata o grave problema da exclusão social, aconteceu ontem, no Theatro Circo, em Braga.
O testemunho inspirador de sete pessoas que estiveram em situação de sem-abrigo. Que sobreviveram e que todos os dias lutam por uma vida digna, humana e com propósito.
A estreia contou com importantes intervenções de:
José Costa Ferreira, Vice-Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa Braga;
João Ferreira, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Braga;
Ricardo Rio, Presidente do Município de Braga.
Os mesmos enalteceram o papel marcante do documentário. Quer na sensibilização, quer na reflexão e debate deste desafio social complexo e multifacetado.
No final da exibição do filme seguiu-se uma conversa acerca do tema. O painel contou com Cláudia Igreja, Gestora de Estratégia do Human Power Hub e com agentes que atuam diariamente no terreno. Que identificam desafios emergentes decorrentes do agravamento da situação económica no país, como a especulação imobiliária e o crescente movimento migratório.
Estes desafios necessitam de soluções inovadoras e disruptivas. Soluções que complementem as já existentes (Residências Partilhadas, Housing First e outras) e que desempenham um papel fundamental no combate a estas questões.
O filme produzido pelo projeto Ambigular, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa Braga, e com o apoio do Município de Braga, BragaHabit, e Human Power Hub Braga, vai estar disponível numa plataforma digital.
Comments