O Human Power Hub (HPH), centro de inovação social integrado na BragaHabit – Empresa Municipal de Habitação de Braga, recebeu o selo de Boa Prática URBACT, uma distinção atribuída pelo Programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT.
Este reconhecimento, aprovado pelo Comité de Monitorização do URBACT após avaliação de um painel de especialistas independentes, destaca o impacto e a inovação do HPH no fomento de projetos com impacto social.
O Programa URBACT, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e abrangendo os 28 Estados-Membros, a Noruega e a Suíça, visa promover o desenvolvimento urbano sustentável em toda a Europa. A sua missão passa por facilitar o trabalho conjunto das cidades para desenvolver soluções integradas para os desafios urbanos, promovendo redes de cooperação, o intercâmbio de experiências, e a identificação de boas práticas para melhorar as políticas urbanas. A distinção agora atribuída ao Human Power Hub integra-o numa rede europeia de projetos de referência, reforçando o seu papel enquanto motor de transformação urbana e social.
Criado em 2020 e financiado pelo Programa Portugal Inovação Social, através da medida Parcerias para o Impacto, o Human Power Hub tem como missão a aceleração e incubação de iniciativas empreendedoras focadas na transformação social. O HPH aplica a metodologia da “hélice quádrupla”, promovendo uma colaboração ativa entre os sectores público, corporativo, social e académico, com vista à criação de soluções que respondam aos desafios da comunidade.
Este reconhecimento URBACT permitirá ao HPH beneficiar de uma maior visibilidade a nível nacional e europeu, destacando-se a sua presença no Festival das Cidades URBACT, a realizar-se de 8 a 10 de abril de 2025 em Wroclaw (Polónia). A BragaHabit, através do HPH, participará neste festival, onde estarão reunidas as 116 práticas europeias distinguidas como Boas Práticas URBACT.
O Human Power Hub junta-se agora a uma rede de práticas inovadoras e sustentáveis que partilham o objetivo comum de transformar e fortalecer as suas comunidades. Este reconhecimento representa mais um passo para a implementação de novas metodologias e soluções que valorizem e apoiem o desenvolvimento social e económico local e regional.
Comentários