Braga recebeu o júri responsável pela escolha das cidades finalistas a Capital Europeia da Democracia. E o Human Power Hub foi um dos locais visitados por estes ilustres.
O objetivo da Capital Europeia da Democracia é estabelecer um espaço de colaboração. Um espaço onde os cidadãos da Europa se reúnam, se envolvam, experimentem novas formas de democracia participativa e inclusiva em ação. E se inspirem num programa abrangente projetado para promover a democracia e construir ou reconstruir a confiança.
Os membros do júri desta iniciativa estiveram no dia 24 de novembro em Braga. Não só para conhecer a cidade, como também as suas dinâmicas.
Durante a manhã, estiveram reunidos nos Paços do Concelho, com representantes das forças políticas que integram a Assembleia Municipal de Braga. De seguida, foram recebidos por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.
Esta foi uma ocasião para os membros do júri promoverem uma discussão ampla e representativa sobre a realidade política local.
Uma mostra do intenso trabalho que tem sido efetuado na cidade
Após a receção nos Paços do Concelho, o júri visitou vários locais relevantes, como o Human Power Hub. E, ainda, diversos outros, como o edifício gnration e a Academia Sénior de Braga.
O autarca de Braga, Ricardo Rio, destaca que estas visitas “são uma forma do júri poder observar o intenso trabalho que temos efetuado em termos de abertura, transparência e incentivo à participação cívica nas decisões políticas”.
Das várias cidades candidatas, três a cinco serão escolhidas, dentro de aproximadamente duas semanas, por este júri de especialistas para a lista final. Posteriormente, caberá aos cidadãos a escolha da primeira cidade a ostentar o título de Capital Europeia da Democracia, que será anunciada em janeiro de 2023.
Descubra mais este Centro de Inovação Social de Braga e as suas iniciativas de impacto, aqui.
留言