Promovido pela BragaHabit, o projeto foi distinguido com o prémio "Habitat Scroll of Honour Award", atribuído pelas Nações Unidas.
O Projeto "Assembleia de Moradores" teve início no ano passado e reúne a administração da Bragahabit e os moradores dos bairros das:
Enguardas;
Andorinhas;
Alegria;
Santa Tecla;
Picoto;
Parretas;
Montélios;
Bracara Augusta e Nogueira da Silva;
Rua Professor Machado Vilela.
Nestas assembleias são partilhados projetos, oportunidades e trabalho em prol da melhoria dos referidos bairros. Estes encontros possibilitam às associações e comunidades um espaço privilegiado de reflexão sobre as prioridades e oportunidades para o trabalho conjunto.
Como destaca Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga,
A iniciativa tem o mérito de possibilitar um diálogo mais direto e próximo com os cidadãos destes bairros, respondendo às necessidades de cada zona habitacional e mantendo sempre um canal aberto para ouvir as pretensões das associações.
Por sua vez, Carlos Videira, administrador da BragaHabit, refere para além da vertente do apoio habitacional, a Bragahabit pretende resolver os desafios emergentes nas áreas:
da educação,;
do ambiente;
da cultura;
do desporto.
Estas assembleias funcionam como um movimento da base para o topo que permite formular melhores políticas públicas.
O contributo da BragaHabit para o desenvolvimento urbano
O prémio "Habitat Scroll of Honour Award" é atribuído desde 1989. Pretende reconhecer indivíduos e instituições pelo seu contributo para o desenvolvimento urbano, incluindo:
a melhoria da qualidade de vida urbana;
a disponibilização de habitação adequada, acessível e a preços razoáveis.
A entrega do prémio acontecerá a 2 de Outubro, Dia Mundial da Habitação. A cerimónia vai decorrer em Baku, capital do Azerbaijão. De acordo com as Nações Unidas, este projeto tem o mérito de
Criar soluções de desenvolvimento social, económico e ambiental para todos os moradores através da facilitação das relações com o Município de Braga e a BragaHabit.
Comments