Decorreu, na passada 4ª-feira, dia 11 setembro, a abertura de Sala de Estudo da Associação ´Parretas Team´, no âmbito do projeto “Das Ruas para o Ringue”, financiado pela 2ª edição do Programa Viva o Bairro.
A criação deste espaço visa estimular a conciliação da vertente desportiva com a vertente educativa. Enquanto aguardam pelo início dos treinos ou pela chegada dos pais, os jovens podem desenvolver os seus trabalhos escolares neste local.
Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, sublinhou a importância deste projeto no desenvolvimento e formação dos jovens que nele participam.
A junção entre o desporto e a educação é ideal para promover um ambiente seguro e acolhedor para o crescimento saudável dos mais novos.
João Rodrigues, vereador do Município e Presidente do Conselho de Administração da BragaHabit, adiantou que este é um excelente exemplo do impacto que o programa Viva o Bairro e as diversas associações têm tido na melhoria da qualidade de vida das comunidades.
Trata-se de um projeto que não só reforça a importância de manter os jovens envolvidos em atividades saudáveis e produtivas, como ainda promove a coesão social, ao transformar um espaço antes inutilizado num ponto de encontro para o desenvolvimento pessoal e comunitário.
Por seu turno, Carla Sepúlveda, vereadora do Município e vogal do Conselho de Administração da BragaHabit, adiantou que a iniciativa vem ajudar os esforços da autarquia na promoção do sucesso escolar e diminuição do abandono.
É um caso de sucesso desportivo que vai agora, certamente, auxiliar também os jovens a terem um melhor aproveitamento escolar.
Por fim, Carlos Videira, administrador executivo da BragaHabit, referiu que para a concretização do projeto foi essencial ligar a vontade das diversas partes, nomeadamente a Associação ´Parretas Team´, a União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, que cedeu o espaço, e a empresa Place Me, que o requalificou a título gratuito, atendendo à natureza e finalidade do mesmo.
O espaço encontrava-se devoluto e, no passado, tinha funcionado como uma biblioteca de rua e sede da Associação de Moradores das Parretas.
Comments